Atuação da Fisioterapia em Terapia Intensiva no gerenciamento da ventilação mecânica e desmame ventilatório

23-12-2017

A ventilação mecânica é um recurso muito utilizado nas unidades de terapia intensiva para tratamento da insuficiência respiratória e seu manejo adequado tem relação com a melhora dos desfechos clínicos. A fisioterapia em terapia intensiva, conforme a resolução que à disciplina, está habilitado para gerenciar a ventilação mecânica, incluindo a identificação e tratamento das assincronias paciente-ventilador, bem como conduzir o desmame ventilatório, juntamente com a equipe multiprofissional.

A identificação e tratamento das assincronias paciente-ventilador contribuem para redução do tempo de ventilação mecânica e dos seus riscos. Em relação ao desmame ventilatório, o fisioterapeuta tem como principal responsabilidade a avaliação dos índices preditivos de desmame, destacando-se o desempenho do músculo respiratório. Como já relatado anteriormente, também auxilia para melhora dos desfechos após a extubação orotraqueal, através da ventilação não invasiva. 

Amanhã, finalizaremos nossa semana de esclarecimento sobre o papel do fisioterapeuta na UTI, apresentando o posicionamento da ASSOBRAFIR em relação à permanência obrigatória deste profissional 24 horas/dia na UTI.

Eventos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as notícias da ASSOBRAFIR.




PARCERIAS COMERCIAIS


  • Onde estamos

    Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.

    (11) 95082-5497 | Whatsapp

    Itarget Tecnologia