Benefícios da fisioterapia na UTI sobre a função respiratória (parte II)

22-12-2017

Muitos pacientes que são submetidos à ventilação mecânica apresentam fraqueza muscular respiratória, a qual acarreta um desmame ventilatório difícil, prolongamento da estada hospitalar e associação com desfechos clínicos negativos. O treinamento muscular inspiratório é uma das estratégias realizadas para tratar a fraqueza muscular respiratória e acelerar o desmame ventilatório, minimizando as complicações associadas. O fisioterapeuta é o profissional que previne, avalia a fraqueza muscular e prescreve a forma e intensidade do treinamento muscular respiratório, após discussão com a equipe multiprofissional.

Outro importante papel do fisioterapeuta nas UTIs é a indicação, instalação e monitorização da ventilação não invasiva nos pacientes com insuficiência respiratória e que tenham critérios para aplicação da intervenção. Esta, quando realizada no momento oportuno, pode reduzir a ocorrência de intubação traqueal e o risco de óbito, bem como, pode ser utilizada de forma profilática após o desmame ventilatório, para que não haja retorno para ventilação mecânica invasiva. O fisioterapeuta tem um importante papel nesse processo, juntamente com os demais membros da equipe multiprofissional.

Amanhã falaremos sobre a assistência fisioterapêutica na UTI, no gerenciamento da ventilação mecânica e desmame ventilatório.

Eventos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as notícias da ASSOBRAFIR.




PARCERIAS COMERCIAIS


  • Onde estamos

    Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.

    (11) 95082-5497 | Whatsapp

    Itarget Tecnologia