Departamento do Sono

Fisioterapeuta Respiratório no Sono:
Vamos acordar para esta nova área de atuação!

A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), por iniciativa da ex presidente, Dra. Jocimar Martins, inovou criando o Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono com o objetivo de credenciar e divulgar a atuação do fisioterapeuta na área do sono, incentivando cursos, simpósios e a inserção do tema em congressos regionais e nacionais. Adicionalmente, através de um ofício protocolado em 2014, a ASSOBRAFIR solicitou ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional o reconhecimento da Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono como área de atuação das especialidades Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Você sabia?

De forma simplificada, os Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS) são padrões de respiração anormal ou redução anormal da troca gasosa que ocorrem durante o sono. Quando não diagnosticados e não tratados, são um grave problema de saúde pública, dada a sua alta prevalência e suas graves consequências para a saúde, pois estão relacionados ao desenvolvimento ou agravamento de uma série de doenças sistêmicas. A pressão positiva na via aérea (PAP) , muito estudada e conhecida pelo fisioterapeuta respiratório, é o tratamento de primeira linha para os DRS, principalmente em casos de apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada e grave. O uso prolongado da PAP na AOS comprovadamente provoca melhora em vários parâmetros cardiovasculares, metabólicos, cognitivos, neurológicos, dentre outros.

Porém, apesar de atualmente os DRS terem mais destaque na mídia, principalmente a apneia do sono, a área da Medicina do Sono ainda é muito recente no Brasil e ainda não está formalizada na grade curricular da fisioterapia. Entretanto, o fisioterapeuta respiratório tem cada vez mais espaço na condução do tratamento dos DRS, sendo o profissional mais indicado para adaptar o paciente à PAP, bem como acompanhá-lo em curto, médio e longo prazo, resolvendo problemas e garantindo adesão e sucesso ao tratamento. Essa atribuição se dá pelo amplo conhecimento desse profissional sobre a fisiologia e fisiopatologia do sistema respiratório, assim como sobre os efeitos da pressão positiva na interação coração-pulmão, já que muitos pacientes apresentam outras doenças associadas como a doença pulmonar obstrutiva crônica (overlap), ICC, além de outras desordens que cursam com hipoventilação.

Dentro do mercado de trabalho, o fisioterapeuta com o devido treinamento na área de medicina do sono pode atuar na execução de exames (polissonografia, poligrafia e outros monitores portáteis), titulação manual da pressão de tratamento, assim como na leitura dos registros polissonográficos, treinamento de técnicos em polissonografia, adaptação e titulação domiciliar da PAP, e até o gerenciamento do próprio laboratório ou clínica com instalação e manutenção de equipamentos de registro.

Nossa missão

Hoje temos no Brasil muitos fisioterapeutas atuando informalmente no atendimento de pacientes com DRS. No entanto, muitos seguem sem formação adequada e conhecimento específico para tal. Nossa principal missão é proporcionar para os fisioterapeutas respiratórios que atuam, ou pretendem atuar na área do sono, formação e informação baseadas em ensino de qualidade e boas práticas em saúde. Temos como meta fomentar conhecimento entre nossos pares por meio de cursos de curta e longa duração, incluir o tema “Sono” nos cursos pré-congresso, nos diversos eventos realizados pelas regionais ASSOBRAFIR, no Simpósio Internacional e até mesmo nas reuniões científicas de cada núcleo.

Além disso, o Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono tem como missão também proporcionar dentro da ASSOBRAFIR um espaço para que o fisioterapeuta respiratório da área do sono possa participar efetivamente e colaborar para a consolidação da nossa atuação como profissional capacitado e integrado com os demais profissionais que atuam nessa área. No site da ASSOBRAFIR em breve teremos novidades, incluindo participação integrativa dos fisioterapeutas, com conteúdos exclusivos, vídeos, e-learning e muito mais! Acompanhem e participem!


Membros do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono

Flávia Baggio Nerbass
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor – HCFMUSP – 2005). Fisioterapeuta assistencial do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP) entre 2005 a 2013. Doutora em Ciências da Saúde pelo Laboratório do Sono do InCor, disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Sono (gestão 2014-2015). Coordenadora do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva). Atua no atendimento de pacientes com Distúrbios Respiratórios do Sono.

Daisy Satomi Ykeda
Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo – FMUSP, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo – FMUSP, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela ASSOBRAFIR/COFFITO e Especialização em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Membro do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva), Membro do Departamento de Distúrbios Respiratórios do Sono da Associação Brasileira do Sono (ABS), Membro da Regional Piauí da ABENFISIO (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia) e Coordenadora da Comissão do Sono do CREFITO 14. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Tem experiência na área de Fisioterapia e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Cardiorrespiratória, Pediatria e Sono.

Fabrício Olinda de Souza Mesquita
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Possui Pós-Graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (2007) e MBA em Gestão e Auditoria Hospitalar (2011). Possui Mestrado no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Profissionalmente é Chefe da Unidade de Reabilitação do Hospital universitário de Petrolina-PE, professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro-BA. Tem experiência em Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Terapia Intensiva e Sono. Membro do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva).

Vivien Schmeling Piccin
Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Grande ABC e em Psicologia – Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialização em Fisioterapia Respiratória no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutora em Ciências pela FMUSP – Departamento de Patologia. Pós-Doutorado pela FMUSP – Departamento de Cardiopneumologia – Laboratório do Sono/Instituto do Coração (InCor). Membro da Diretoria do Departamento de Distúrbios Respiratórios do Sono da Associação Brasileira do Sono (ABS), e membro do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva). Participa do grupo de pesquisas do Laboratório do Sono do InCor/FMUSP e como coordenadora da área de fisioterapia nos distúrbios respiratórios do sono da BrevLar Serviços de Saúde.

 

Mais informações:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/rebrafis/article/view/23220/17876

Eventos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as notícias da ASSOBRAFIR.



Please leave this field empty.


Parceiros


  • Não perca tempo e seja já um Parceiro da ASSOBRAFIR!

    Seja um parceiro agora!

    Onde estamos

    Rua Leandro Dupre, 41 - Vila Clementino – São Paulo/SP | CEP: 04025-010
    (11) 5084-5847

    Itarget Tecnologia