As sociedades científicas detêm um papel fundamental na evolução do exercício profissional e foram criadas com a finalidade de divulgar conhecimentos para aprimorar a qualidade do atendimento que é prestado aos pacientes e de fortalecer as especialidades.
A ASSOBRAFIR nasceu da necessidade da criação de um entidade com atuação política e de representação da especialidade e durante seus 23 anos de existência, ela tem se mantido fiel aos seus princípios. A diretoria de uma Associação de Especialistas é a força expressiva fundamental para organizar o avanço científico da especialidade bem como a mobilização na defesa dos direitos deste profissionais. Sempre que necessário e quando chamada a opinar junto aos órgãos promotores de saúde e trabalhista, ela deve se fazer presente, lutando pelos interesses de seus associados. A ASSOBRAFIR é o elo entre as especialidades que ela representa (Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva) e o COFFITO. No dia 01 de julho do corrente ano, em Brasília, a ASSOBRAFIR juntamente com outras associações, participou da solenidade de assinatura de convênio com o COFFITO, para formatação de novos parâmetros e critérios para formação do especialista.
Momento da assinatura do convênio entre ASSOBRAFIR (Dra. Sara Menezes) e COFFITO (Dr. Roberto Mattar Cepeda).
Em julho deste ano, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) convidou a ASSOBRAFIR, para juntos discutir o novo Regulamento Técnico que estabele os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que está sendo elaborado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
No dia 30 de julho de 2009, reuniram-se no prédio da ANVISA, em Brasília, Dr Reginaldo Antolin Bonatti (representando o COFFITO e AFB), Dra Sara Lucia Silveira de Menezes (representando a ASSOBRAFIR) e Dr.Héder Murari Norba e Andressa Honotato de Amorim (representando a ANVISA), para iniciar discussões sobre a participação do profissional fisioterapeuta na nova resolução sobre os requisitos mínimos pra funcionamento das UTIs.
Da direira para esquerda: Mario Barbosa da Silva (COREN) Reginaldo Antolin Bonatti (COFFITO/AFB), Sara Menezes (ASSOBRAFIR) e Heder Murari Borba (ANVISA).
Após essa reunião, a ASSOBRAFIR comprometeu-se de elaborar um documento no qual justificava suas solicitações a partir de evidências científicas.
É importante que todos estejam atentos para que nossas reinvindicações não se percam no desenvolvimento do processo. Divulgem o máximo possível estas reinvindicações para que a soma de nossos esforços possa resultar em aprovação destas adequações da atuação da fisioterapia nas Unidades de Terapia Intensiva.
Este documento foi chancelado pelo COFFITO, representado por seu presidente Dr. Roberto Mattar Cepeda, pela AFB, representada por seu presidente Dr. Reginaldo Antonin Bonatti, pela ABENFISIO, representada por seu Vice- Coordenador Dr Elias Nasrala Neto e pela FENAFITO, representada por seu vice-presidente Dr. Bruno Metre Fernandes.
A ASSOBRAFIR agradece a todas estas entidades pelo apoio e engajamento na luta por melhores do condições do exercício profissional do fisioterapeuta intensivista. A união de todos fortalece o poder de negociação.
A ASSOBRAFIR agradece especialmente ao COFFITO, na pessoa do Presidente Dr. Roberto Mattar Cepeda que possibilitou que a ASSOBRAFIR cumprisse seu papel de associação representativa da especialidade. Em anexo, o documento enviado a ANVISA.
Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.
(11) 95082-5497 | Whatsapp