Na tarde de hoje (13), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – Crefito5, por meio de seu presidente, Alexandre Doval, participou de reunião com o Departamento Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Estado do Rio Grande do Sul – DAHA e com a Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória– Assobrafir-RS, para tratar do número de fisioterapeutas necessários para aplicação da RDC-7 nas UTIs do RS.
Durante o encontro, o Estado questionou o número de fisioterapeutas registrados no RS, uma vez que a nova resolução determina no mínimo um fisioterapeuta por turno para cada dez leitos, fazendo com que sejam necessários cerca de 800 fisioterapeutas. Ainda, foi indagado o número de profissionais fisioterapeutas especialistas em terapia intensiva e cardiorrespiratória, outra exigência da Anvisa, quando serão disponibilizados aproximadamente 140 postos para coordenadores titulados.
De acordo com a fisioterapeuta do DAHA Cibele Gabineski, a intenção do Governo do Estado é oferecer estímulos financeiros aos hospitais que aderirem plenamente à RDC-7, conforme descrito na portaria CIB 073. Ela destaca, inclusive, que já estão conversando com os hospitais que possuem UTIs, tendo com um dos retornos a incapacidade de suprir todas as vagas de fisioterapeutas especialistas.
Com base nessas informações, o Conselho e a Assobrafir irão verificar o número de profissionais titulados registrados no Crefito5 e na associação a fim de responder ao Estado se há número suficiente para compor esse quadro. Deverá ser realizada uma nova reunião para tratar desse tema.
Também estiveram presentes nessa reunião o presidente da Assobrafir-RS, Alexandre Simões, e os fisioterapeutas do DAHA Christian Pacheco Medeiros e Ângela Marchiori.
TM – Assessoria de Comunicação
13/06/2013
Fonte: Crefito 5
Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.
(11) 95082-5497 | Whatsapp