Durante os próximos dias, falaremos um pouco da atuação do fisioterapeuta nas unidades de terapia intensiva, bem como da importância da permanência do fisioterapeuta por tempo integral (24 horas/dia) nestas unidades. A ASSOBRAFIR, como associação que representa a especialidade profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva, não abre mão dessa premissa e por isso trabalha para que a Fisioterapia 24 horas nas UTIs seja realidade.
O fisioterapeuta é o profissional que está habilitado a prevenir, avaliar e tratar os distúrbios cinético-funcionais ou do movimento, no ambiente das UTIs. Estes incluem desde alterações no aparelho neuromusculoesquelético, bem como alterações na função dos sistemas respiratório e cardiovascular. O reconhecimento da especialidade profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva ocorreu com a resolução 402/2011, emitida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a qual, com absoluta certeza, foi impulsionada pelo crescimento e desenvolvimento da prática assistencial deste profissional, evolução científica e reconhecimento por parte da equipe multiprofissional e sociedade civil.
Dentre as atribuições do fisioterapeuta na UTI destacam-se:
-Avaliação fisioterapêutica para construção do diagnóstico e planejamento fisioterapêutico;
-Mobilização dos pacientes críticos, que vão desde mobilizações passivas e eletroestimulação funcional, até treinos específicos de mobilidade;
-Treinamento muscular respiratório,
-Técnicas de remoção de secreção,
-Técnicas de expansão pulmonar,
-Gerenciamento da ventilação mecânica invasiva e não-invasiva, juntamente com a equipe multiprofissional.
De forma resumida, o fisioterapeuta contribui para preservação e melhora da capacidade de realizar os movimentos corporais, bem como auxilia para um melhor funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, através das suas intervenções, garantindo desta forma, uma melhor recuperação ao longo da internação e uma melhor condição de saúde no momento da alta.
Amanhã, falaremos um pouco das alterações decorrentes da inatividade física no ambiente de terapia intensiva e os benefícios da mobilização.
Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.
(11) 95082-5497 | Whatsapp