COFFITO reconhece área de atuação da fisioterapia em Cuidados Paliativos

25-10-2021

Foi publicada nesta segunda-feira (25), a Resolução nº 539/2021, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que reconhece a área de atuação do fisioterapeuta em ações de Cuidados Paliativos.

O texto da resolução define que “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

A redação da nova norma determina as ações a serem realizadas pelos profissionais fisioterapeutas. Dentre elas, que “as ações especializadas em cuidado paliativo deverão ser oferecidas por fisioterapeuta com competências em Cuidados Paliativos, quando em atendimento de pacientes com doenças ameaçadoras de vida, para prevenção ou alívio de situações simples ou complexas de sofrimento físico, psicossocial ou espiritual, em serviços essenciais ou não essenciais em cuidados paliativos, incluindo o matriciamento de outros profissionais”.

A resolução diz ainda que a Fisioterapia em Cuidados Paliativos “é um componente do tratamento integrado que pode ser executada em todos os níveis de atenção à saúde, em qualquer cenário de cuidado em saúde, devendo o fisioterapeuta se capacitar para atuar de forma autônoma, ou em equipe multidisciplinar, em instituições públicas, privadas, filantrópicas, entre outras”.

Confira a resolução completa aqui.

Eventos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as notícias da ASSOBRAFIR.




Parceiros


  • Não perca tempo e seja já um Parceiro da ASSOBRAFIR!

    Seja um parceiro agora!

    Onde estamos

    Rua Doutor Bacelar nº 231, salas 97 e 98, Vila Clementino – São Paulo-SP | CEP 04026-000
    (11) 5084-5847

    Itarget Tecnologia