Com público recorde, tecnologia e emoção, SIFR é aberto em Florianópolis

28-04-2022

O Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul) foi palco da cerimônia de abertura do XX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (SIFR), na noite desta quarta-feira (27), na capital catarinense. Maior evento mundial de especialidades da Fisioterapia, o SIFR reúne, nesta edição, mais de 2 mil inscritos e de 160 palestrantes nacionais e estrangeiros. Além dos recordes numéricos, marcam esta edição muita tecnologia e emoção, o que pôde ser demonstrado em sua solenidade inaugural.

O XX SIFR promove o primeiro grande encontro presencial de especialistas das áreas vinculadas à Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) desde o início da pandemia da covid-19. O simpósio acontece simultaneamente ao I Congresso Sul-Americano de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, III Congresso Brasileiro de Fisioterapia Cardiovascular, XI Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Terapia Intensiva e XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória.

A superação da crise sanitária esteve presente na abertura, com três atos e um personagem: vídeo, depoimento e apresentação artística emocionantes do fisioterapeuta e músico Dr. Ed Júnior, que venceu a covid-19. Ele chegou a ser intubado e desenganado ao sofrer 90% de comprometimento pulmonar, mas se recuperou, inclusive com intervenção de colegas em diversas etapas, e hoje presta assistência fisioterapêutica a pacientes com sequelas da doença, além de ter voltado a cantar. Dr. Ed encerrou sua participação interpretando a canção “Skyline pigeon” (Pombo do horizonte), de Elton John e Bernie Taupin.

Em seu discurso, o presidente da ASSOBRAFIR, Dr. Daniel da Cunha Ribeiro, falou dos desafios da pandemia e da organização do SIFR nesse contexto: “Estamos fazendo juntos o melhor SIFR que podemos porque acreditamos ser esta a maior homenagem que nos cabe prestar aos colegas da Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e em Terapia Intensiva depois de tanto empenho e risco vividos ao longo da pandemia da covid-19, no Brasil e no resto do mundo”. Dr. Daniel fez agradecimentos à Diretoria Executiva Geral da Associação, apoiadores do evento (COFFITO, CREFITOs, Governo de Santa Catarina, FAPESC e UDESC), patrocinadores e expositores.

Já a presidente do simpósio e diretora da Regional Santa Catarina da ASSOBRAFIR, Dra. Renata Maba Gonçalves Wamosy, comentou a importância do evento e do momento atual para a categoria no estado. “Esse foi um sonho que sonhamos juntos – nós, da atual gestão da Regional, e a antiga. Porém, a pandemia de covid-19 nos forçou a fazer mudanças, readequações na vida de todos. E esse cenário completamente adverso nos trouxe a seguinte reflexão: não estamos sozinhos, é necessário união da nossa profissão, sobretudo na nossa especialidade. A união não pode ser apenas um objetivo na nossa profissão, mas sim uma missão”, salientou.

Também saudaram os organizadores e congressistas durante a abertura o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Prof. Dr. Mayco Moraes Nunes, e os presidentes de CREFITOs Dr. Silano Souto Mendes Barros (1), Dr. Anderson Luís Coelho (4), Dr. Jadir Camargo Lemos (5), Dr. Sandroval Francisco Torres (10, anfitrião), Dr. Sérgio Gomes de Andrade (11), Dr. Renato Silva Nacer (13), Dr. Rodrigo Amorim Oliveira Nunes (14) e Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira (16, representando o presidente do COFFITO).

Ao fim da solenidade, o presidente da ASSOBRAFIR anunciou Brasília como cidade-sede do XXI SIFR, previsto para junho de 2024. Após a cerimônia, houve apresentação de boi de mamão, manifestação folclórica típica de Santa Catarina.

Confira aqui as fotos da cerimônia

Eventos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as notícias da ASSOBRAFIR.




Parceiros


  • Não perca tempo e seja já um Parceiro da ASSOBRAFIR!

    Seja um parceiro agora!

    Onde estamos

    Rua Doutor Bacelar nº 231, salas 97 e 98, Vila Clementino – São Paulo-SP | CEP 04026-000
    (11) 5084-5847

    Itarget Tecnologia