Conquista histórica: ASSOBRAFIR agora integra Câmara de Atenção Cardiovascular do Ministério da Saúde

04-07-2024

O presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), Dr. Daniel da Cunha Ribeiro, participa nesta quinta-feira (4), em Brasília, da primeira reunião da Câmara Técnica Assessora em Atenção Cardiovascular (CTA), instituída pelo Ministério da Saúde.

A Coordenação Técnica de Atenção Cardiovascular (CTA) desempenha um papel crucial ao assessorar a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde em diversas áreas, incluindo a orientação da Política Nacional de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade e a coordenação de ações de promoção à saúde, prevenção, diagnóstico, reabilitação e tratamento cardiovascular. Suas atribuições incluem emitir diretrizes para instituições públicas e privadas do SUS, atualizar procedimentos na Tabela do SUS e promover a adoção de tecnologias para diagnóstico e tratamento cardiovascular. A CTA também estimula projetos de saúde, capacita profissionais em cardiologia e reabilitação cardiovascular, fomenta estudos e pesquisa na área, e participa ativamente na revisão e promoção de decisões técnicas essenciais para a cardiologia.

A Câmara Técnica é composta por representantes dos seguintes órgãos e entidades: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Os membros da CTA em Atenção Cardiovascular têm diversas atribuições que incluem participar das reuniões ordinárias e extraordinárias, analisar e deliberar sobre recomendações técnicas pertinentes aos temas abordados, além de elaborar material técnico-científico para discussão interna. Eles também podem solicitar a convocação de reuniões extraordinárias com antecedência mínima de sete dias para tratar de assuntos urgentes, indicar representantes para debates específicos, e acompanhar e apresentar temas relevantes sobre a situação epidemiológica da atenção cardiovascular no país.

Na opinião do presidente da ASSOBRAFIR, este é um marco para a associação. “É com imenso orgulho que testemunho este momento histórico ao participar da CTA em Atenção Cardiovascular. Estar envolvido neste comitê técnico é não apenas uma honra pessoal, mas também um compromisso renovado com o avanço da Fisioterapia Cardiovascular no Brasil. A nossa contribuição para identificar, analisar e deliberar sobre recomendações técnicas é crucial para moldar políticas que beneficiarão milhões de brasileiros”, destacou.

A portaria que instituiu a CTA pode ser acessada pelo link bit.ly/3Waru9q

Eventos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba as notícias da ASSOBRAFIR.




    PARCERIAS COMERCIAIS


  • Onde estamos

    Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.

    (11) 95082-5497 | Whatsapp

    Itarget Tecnologia