A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), por iniciativa da ex presidente, Dra. Jocimar Martins, inovou criando o Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono com o objetivo de credenciar e divulgar a atuação do fisioterapeuta na área do sono, incentivando cursos, simpósios e a inserção do tema em congressos regionais e nacionais. Adicionalmente, através de um ofício protocolado em 2014, a ASSOBRAFIR solicitou ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional o reconhecimento da Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono como área de atuação das especialidades Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.
Você sabia?
De forma simplificada, os Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS) são padrões de respiração anormal ou redução anormal da troca gasosa que ocorrem durante o sono. Quando não diagnosticados e não tratados, são um grave problema de saúde pública, dada a sua alta prevalência e suas graves consequências para a saúde, pois estão relacionados ao desenvolvimento ou agravamento de uma série de doenças sistêmicas. A pressão positiva na via aérea (PAP) , muito estudada e conhecida pelo fisioterapeuta respiratório, é o tratamento de primeira linha para os DRS, principalmente em casos de apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada e grave. O uso prolongado da PAP na AOS comprovadamente provoca melhora em vários parâmetros cardiovasculares, metabólicos, cognitivos, neurológicos, dentre outros.
Porém, apesar de atualmente os DRS terem mais destaque na mídia, principalmente a apneia do sono, a área da Medicina do Sono ainda é muito recente no Brasil e ainda não está formalizada na grade curricular da fisioterapia. Entretanto, o fisioterapeuta respiratório tem cada vez mais espaço na condução do tratamento dos DRS, sendo o profissional mais indicado para adaptar o paciente à PAP, bem como acompanhá-lo em curto, médio e longo prazo, resolvendo problemas e garantindo adesão e sucesso ao tratamento. Essa atribuição se dá pelo amplo conhecimento desse profissional sobre a fisiologia e fisiopatologia do sistema respiratório, assim como sobre os efeitos da pressão positiva na interação coração-pulmão, já que muitos pacientes apresentam outras doenças associadas como a doença pulmonar obstrutiva crônica (overlap), ICC, além de outras desordens que cursam com hipoventilação.
Dentro do mercado de trabalho, o fisioterapeuta com o devido treinamento na área de medicina do sono pode atuar na execução de exames (polissonografia, poligrafia e outros monitores portáteis), titulação manual da pressão de tratamento, assim como na leitura dos registros polissonográficos, treinamento de técnicos em polissonografia, adaptação e titulação domiciliar da PAP, e até o gerenciamento do próprio laboratório ou clínica com instalação e manutenção de equipamentos de registro.
Nossa missão
Hoje temos no Brasil muitos fisioterapeutas atuando informalmente no atendimento de pacientes com DRS. No entanto, muitos seguem sem formação adequada e conhecimento específico para tal. Nossa principal missão é proporcionar para os fisioterapeutas respiratórios que atuam, ou pretendem atuar na área do sono, formação e informação baseadas em ensino de qualidade e boas práticas em saúde. Temos como meta fomentar conhecimento entre nossos pares por meio de cursos de curta e longa duração, incluir o tema “Sono” nos cursos pré-congresso, nos diversos eventos realizados pelas regionais ASSOBRAFIR, no Simpósio Internacional e até mesmo nas reuniões científicas de cada núcleo.
Além disso, o Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono tem como missão também proporcionar dentro da ASSOBRAFIR um espaço para que o fisioterapeuta respiratório da área do sono possa participar efetivamente e colaborar para a consolidação da nossa atuação como profissional capacitado e integrado com os demais profissionais que atuam nessa área. No site da ASSOBRAFIR em breve teremos novidades, incluindo participação integrativa dos fisioterapeutas, com conteúdos exclusivos, vídeos, e-learning e muito mais! Acompanhem e participem!
Flávia Baggio Nerbass
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor – HCFMUSP – 2005). Fisioterapeuta assistencial do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP) entre 2005 a 2013. Doutora em Ciências da Saúde pelo Laboratório do Sono do InCor, disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Sono (gestão 2014-2015). Coordenadora do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva). Atua no atendimento de pacientes com Distúrbios Respiratórios do Sono.
Daisy Satomi Ykeda
Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo – FMUSP, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo – FMUSP, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela ASSOBRAFIR/COFFITO e Especialização em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Membro do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva), Membro do Departamento de Distúrbios Respiratórios do Sono da Associação Brasileira do Sono (ABS), Membro da Regional Piauí da ABENFISIO (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia) e Coordenadora da Comissão do Sono do CREFITO 14. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Tem experiência na área de Fisioterapia e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Cardiorrespiratória, Pediatria e Sono.
Fabrício Olinda de Souza Mesquita
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Possui Pós-Graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (2007) e MBA em Gestão e Auditoria Hospitalar (2011). Possui Mestrado no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Profissionalmente é Chefe da Unidade de Reabilitação do Hospital universitário de Petrolina-PE, professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro-BA. Tem experiência em Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Terapia Intensiva e Sono. Membro do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva).
Vivien Schmeling Piccin
Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Grande ABC e em Psicologia – Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialização em Fisioterapia Respiratória no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutora em Ciências pela FMUSP – Departamento de Patologia. Pós-Doutorado pela FMUSP – Departamento de Cardiopneumologia – Laboratório do Sono/Instituto do Coração (InCor). Membro da Diretoria do Departamento de Distúrbios Respiratórios do Sono da Associação Brasileira do Sono (ABS), e membro do Departamento de Fisioterapia Aplicada aos Distúrbios do Sono da ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva). Participa do grupo de pesquisas do Laboratório do Sono do InCor/FMUSP e como coordenadora da área de fisioterapia nos distúrbios respiratórios do sono da BrevLar Serviços de Saúde.
Mais informações:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/rebrafis/article/view/23220/17876
Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.
(11) 95082-5497 | Whatsapp