Uma pesquisa apresentada pela fisioterapeuta Dra. Hilda Angélica Iturriaga Jiménez esteve entre os trabalhos premiados durante a 46ª Conferência Europeia de Fibrose Cística, realizada no mês de junho em Viena, capital da Áustria. A conferência é o principal evento da Sociedade Europeia de Fibrose Cística (ECFS, na sigla em inglês), associação internacional de especialistas que se dedicam ao estudo e tratamento dessa doença pulmonar.
Ex-presidente da ASSOBRAFIR (1991/1992), Dra. Hilda recebeu o prêmio em Viena pelo pôster referente à sua tradução e adaptação transcultural do questionário “Knowledge of Disease Management – CF – Adolescents”, instrumento utilizado nos contextos clínico e científico para medir o conhecimento de adolescentes com fibrose cística a respeito da doença. Ela havia defendido sua tese de doutorado, sobre o mesmo tema, em 2022, aos 84 anos.
“Para mim, é muito mais intensa a gratidão que tenho pelo grupo que participou de minha pesquisa, por todos aqueles que tornaram isso possível, desde o paciente até os colegas”, comenta a pesquisadora premiada.
Dra. Hilda é a fisioterapeuta em atividade há mais tempo no país. Graduada 61 anos atrás, no Chile, sua pátria de origem, lecionou por décadas até se aposentar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual é professora emérita. A profissional foi uma das precursoras da Fisioterapia Respiratória no Brasil e fez parte do primeiro grupo de especialistas titulados pela ASSOBRAFIR, em 1994.
Rua Alameda Santos nº 1165, Caixa Postal 121528, CEP 01419-002, São Paulo - SP.
(11) 95082-5497 | Whatsapp