Sono bom, futuro saudável!

19-03-2021

Sono bom, futuro saudável!

Você sabia que passamos 1/3 das nossas vidas dormindo? O sono é uma função vital e tem o papel de regular muitas outras atividades do nosso organismo. É durante o sono que o nosso “drive é atualizado”, a nossa memória é fixada, a nossa imunidade e emoções são reguladas, muitos hormônios que auxiliam no crescimento, saúde dos músculos e ossos são liberados e muitas toxinas que foram produzidas durante o dia são retiradas. Dormir bem é fundamental para um futuro saudável, longo e promissor.

Quando o nosso sono é afetado em termos de qualidade por não atingir, de forma satisfatória, todos os estágios do sono ou em termos quantidade de horas como nos casos de insônia, privação de sono, alterações do relógio biológico, entre outros distúrbios as repercussões durante o dia e qualidade de vida são significativas. Em muitos casos ocorre o aumento do risco cardiovascular, resistência à insulina, aumento do ganho de peso por desregulação da grelina e da leptina, disfunção erétil, alterações hormonais, entre outras. Atualmente, já se sabe que existe uma associação entre as demências e o sono.

Caso você esteja percebendo que o seu sono não está reparador e durante o dia você cochila bastante ou tem dificuldades em dormir é importante procurar ajuda de um especialista. A equipe que cuida desta área é multidisciplinar e o fisioterapeuta tem papel fundamental na condução de alguns desses tratamentos, como por exemplo: adaptação e acompanhamento de pacientes em uso de aparelhos de pressão positiva, ajustes de ergonomia do sono, prescrição de exercícios físicos, dentre outros. Futuro cheio de saúde é regado a um boa noite de sono. Porque cuidar do seu sono é cuidar de você mesmo! Conta aqui para a gente, nos comentários, como está o seu sono. Dorme a quantidade de horas suficientes? Acorda descansado? Pega no sono rapidinho?

Winter C W. A solução definitiva para dormir bem. 2019.1 ed. Cultrix.1-312
Frank M G, et al. Handb Exp Pharmacol 2019;253:3-34
Irwin, M R. Annu Rev Psychol 2015 Jan 3;66:143-72

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